top of page
135214009_1960347997441182_5639576967041

CAROLINA HARTE


Carolina Harte é uma designer e artista plástica argentina, radicada no Brasil desde a década de 80. Nascida em San Isidro, cidade próxima à Buenos Aires, desde a infância Carolina já respirava arte em tempo integral, visto que o seu pai, Ronnie Harte, era um importante galerista e seu irmão, Miguel Harte, um artista plástico bastante conceituado no país.

No Brasil, Carolina começa suas pesquisas unindo os materiais típicos daqui, como as madeiras da mata atlântica, com os de sua terra natal, principalmente o couro. Além disso, ela se dedica a estudar as técnicas de manipulação de pedras e tecidos, sempre como autodidata. 

Em 1998, no Rio de Janeiro, Carolina Harte descobre a ourivesaria e começa a desenvolver suas primeiras peças buscando uma mistura inédita de formas e materiais, o que a leva a descobrir um efeito visual único e inspirador.

Hoje,  suas joias seguem resgatando, através do uso da prata reciclada e das madeiras de demolição, importantes temas da cultura, da natureza e da religiosidade brasileira, seus assuntos preferidos, que ela faz questão de traduzir de forma original em cada um de seus trabalhos.

SAIBA MAIS: Sobre nós

Coleção Gabriela

IMG-20190806-WA0023_edited_edited.jpg

A Coleção Gabriela nasceu da inquietação da artista na busca de materiais inusitados e novos efeitos estéticos. É interessante pensar que apesar de utilizada há milênios na culinária,na medicina, na perfumaria, na fabricação de móveis e para fins religiosos, quase não se conhecem, ainda hoje, joias feitas com essa madeira.


A canela talvez seja um dos símbolos culturais mais cheios de sentido, em especial para os brasileiros. Além da sua dimensão histórica, já que impulsionou expansões territoriais e aventuras marítimas, essa especiaria está intimamente ligada à figura da mulher brasileira, imortalizada em “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado.


Mas talvez o sentido mais universal dessa planta seja a memória afetiva que seu cheiro desperta em todos, ao nos remeter à infância de doces e iguarias, travessuras e muito afeto.

Por tudo isso, cada peça feita com essa madeira especial, além de uma rara beleza, guarda em si múltiplos significados que a tornam ainda mais valiosa.

SAIBA MAIS: Sobre nós

Coleção Madeiras do Brasil

Br Bot Gaiv Jac.jpg

Desde sua chegada ao Brasil, Carolina Harte se apaixonou pela Mata Atlântica, bioma que influenciou espiritualmente seu trabalho mesmo antes que ela percebesse, através de suas cores, formas e principalmente da alegria que emana da floresta e das culturas indígenas e afro-brasileiras que se formaram em torno dela.


Para homenagear esse pedaço mágico do Brasil, a artista abraçou uma filosofia totalmente sustentável, desenvolvendo uma coleção de jóias feitas a partir de prata reciclada e madeiras nobres como Ipê, Pau-Brasil, Peroba e Jacarandá, provenientes de demolições.

Segundo ela, Madeiras do Brasil é fruto não só do seu desejo de homenagear a Mata Atlântica, mas também da relação afetiva com cada galho, cada pedacinho dessas árvores maravilhosas:


“Eu acho até que a madeira até pede para ser alguma coisa. Eu vivo conversando com elas… Enquanto aquele pedaço não fala comigo, não consigo começar o trabalho.”

SAIBA MAIS: Sobre nós

Coleção  Òrìşàs

_DSC0813_3_edited.jpg

Essa linha de joias surgiu no ano 2000, como desdobramento de uma necessidade espiritual da própria artista, que na época já atuava como ⁣ekedi em uma casa de santo e queria  homenagear seus deuses através da arte, além de contribuir para inserção de elementos da cultura afro-brasileira no imaginário e no dia a dia das pessoas.⁣

Foram muitas tentativas até que Carolina  desenvolvesse uma técnica e uma estética particular que traduzisse a força criativa dos deuses Iorubás. Ela costuma dizer que faz cada peça pensando nos Orixás e na pessoa que a vai usar, buscando sempre uma vibração que a permita conseguir uma jóia não só esteticamente bonita, mas também carregada de boas energias.⁣

SAIBA MAIS: Sobre nós

Coleção Thelema

IMG_0755.jpg

Thelema é uma palavra grega que pode ser traduzida como “vontade” e dá nome a uma corrente de pensamento filosófico-religioso, fundada ao nascer do século vinte pelo inglês Aleister Crowley e que se ramificou em diversas ordens, com o passar dos anos.


A Coleção Thelema nasceu sob demanda de adeptos da O.T.O. (Ordo Templi Orientis) uma das ordens Thelêmicas existentes no Brasil. 


A base do pensamento thelêmico está sintetizada na Lei Thelemica, que afirma que a manifestação da verdadeira vontade do ser humano é o caminho para uma vida plena e autodeterminada,  pautada pelo amor e pela liberdade.

SAIBA MAIS: Sobre nós
bottom of page